Como é feito um perfume? // Parte 1



Entendo que um perfume, assim como uma obra de arte, é uma reorganização da natureza de uma forma caoticamente bela. 

Um perfume tem inúmeros ingredientes e o mais importante dele são os óleos obtidos da natureza de diferentes formas, misturados em diferentes proporções e diluído.

Os óleos podem ser obtidos de forma rústica e tradicional com a destilação ou a prensa, ou feitos de forma sintética em laboratório. Uma mesma planta pode ter diferentes modos de extração do seu óleo resultando em cheiros diferentes. Uma planta pode ter óleos retirados de diferentes partes também resultando em cheiros diferentes, como é o caso da laranjeira. O Néroli é o óleo obtido das suas flores enquanto o Petitgrain é o óleo obtido das suas folhas. Além do óleo de laranja, propriamente dito, obtido geralmente da casca do fruto.

A diluição pode ser feita com água, álcool e outros diluentes, ou a mistura de todos eles. Perfumes para pele geralmente tem uma concentração de água maior. Perfumes para ambientes costumam ter uma concentração de álcool maior para ter maior explosão do cheiro.

A arte do perfume está na mistura desses inúmeros ingredientes de forma agradável e única. Os ingredientes são inúmeros e continuam a serem criados.

Essa foi uma pequena introdução e espero poder continuar a escrever sobre essa arte aqui. Acompanhem!



Comentários